Coleman "Hawk" Hawkins (1904-1969)

Coleman Randolph Hawkins nasceu a 21 de Novembro de 1904, em Saint Joseph (Missouri-USA), podendo ser considerado o primeiro saxofonista-tenor de destaque na historia do Jazz, um dos mais influentes e que elevou o saxofone a instrumento de primeira linha neste estilo musical. A sua formação musical inicia-se cedo (aos 9 anos ja tocava saxofone), e aos 14 anos já era conhecido por todo o Kansas (Coleman frequentou o liceu em Topeka-Kansas).

Iniciando-se no Swing, durante a decada de 20, Hawkins tocaria com nomes reconhecidos da cena musical da época como Mamie Smith e Fletcher Henderson, onde encontraria Louis Armstrong.
A partir de 1934, a convite de Jack Hylton, Hawkins iria para a Europa onde residiria ate ao inicio da II Grande Guerra, tocando com musicos de todo o continente.

Em 1939 regressaria aos USA, onde iria gravar uma versão da musica "Body and Soul" - Esta gravação, praticamente toda improvisada, iria tornar-se uma das mais marcantes obras da era Swing.

No inicio da década de 40 Hawkins formaria um combo integrando nomes como Miles Davis, Max Roach, Oscar Pettiford e Thelonious Monk. Em 1943 iria liderar a primeira gravação bebop existente, com Dizzy Gillespie e Max Roach.

Coleman Hawkins, ao contrário de varios nomes sonantes da era Swing, nunca parou no tempo acompanhando sempre as tendências musicais da época. Na década de 60 encantou-se com um novo estilo musical praticado no Brasil, o Bossa-Nova, incorporando estas sonoridades no seu trabalho, através do disco Desafinado (1963).

O som encorpado e quente de Hawkins influenciaria muitos dos grandes nomes do saxofone tenor, desde Lester Young passando por John Coltrane e Sonny Rollins.

Perto do fim Hawkins começou a beber de forma descontrolada, deixando inclusive de comer. Tal comportamento auto-destrutivo faria com que morresse de pneumonia a 19 de Maio de 1969.



Nenhum comentário:

Postar um comentário