Ron Carter (1937-)

Ron Carter nasceu a 4 de Maio de 1937, na cidade de Ferndale (Michigan-USA). Iniciou a sua formação musical com 10 anos, aprendendo a tocar violoncelo.

Após a mudança da sua família para Detroit, Ron sentiu dificuldades em impor-se no meio da música clássica (devido a questões raciais), o que o fez mudar para o contra-baixo, iniciando a sua carreira no Jazz. Em 1961 Ron Carter tiraria um mestrado em contra-baixo, pela Manhattan School of Music.

Carter tocaria inicialmente com Jack Byard e com Chico Hamilton, onde encontraria Eric Dolphy. Seria com Dolphy que Carter gravaria em 1960 as suas primeiras sessões, assim como com Don Ellis. Os albúns "Where?" e "Out there" sao exemplos desta colaboração.
Juntamente com outros musicos, Carter é bastante influenciado nesta fase pela corrente "Third Stream"- que tenta aliar a música clássica ao Jazz (tocando inclusive em vários temas violoncelo).

Posteriormente, Carter iria em digressão com Cannonball Aderley pela Europa e em 1963 integraria o 2º grande quinteto de Miles Davis, juntamente com Wayne Shorter, Herbie Hancock e Tony Williams. Durante esta fase destaca-se a sua colaboração no album E.S.P, cujos três temas são da sua autoria. A partir de 1968 Carter abandonaria o quinteto, sendo substituido por Dave Holland.

Durante as décadas seguintes Carter iria tornar-se um colaborador permanente da CTI Records, quer produzindo albúns em seu nome quer como "sideman" de vários artistas da editora. Sendo um musico bastante versátil Carter iria colaborar com nomes de várias áreas musicais, desde o hip-hop (colaborando com o grupo A Tribe Called Quest) passando pelo funk-jazz, e pelo jazz mais tradicional e assinando bandas sonoras de vários filmes.

Em 2004 Carter tornou-se Doutor Honorário pela Berklee College of Music, sendo também Professor Emérito do Departamento de Musica da City College of New York, Doutor Honorário da New England School Conservatory of Music e da Manhattan Scholl of Music. Carter é ainda vencedor de 2 grammy's awards (1993 e 1998).



Nenhum comentário:

Postar um comentário