John Coltrane (1926-1967)

John William Coltrane nasceu a 23 de Setembro de 1926 em Hamlet (Carolina do Norte, USA). Considerado por muitos como um dos mais marcantes músicos de Jazz de todos os tempos e o mais influente saxofonista desde Charlie Parker.

Coltrane contactou com a musica desde muito cedo, pois o seu pai era também musico (tocando varios instrumentos). Este facto levaria Coltrane a estudar clarinete no liceu.

Posteriormente, musicos como Lester Young ou Johnny Hodges levariam a que mudasse um pouco as suas influencias musicais, mudando para o saxofone alto.

Em 1943 mudar-se-ia para Philadelphia (Pensilvânia, USA) continuando os seus estudos musicais na The Ornstein School of music e na Granoff Studios.

Após o seu regresso do serviço militar (durante a 2ª Grande Guerra), Coltrane começaria a tocar saxofone tenor na banda de Eddie "CleanHead" Vinson e conheceria Charlie Parker. Este marca-lo-ia profundamente, tornando-se um ídolo, tendo o privilegio de tocar com ele no fim dos anos 40.

Durante o resto da década de 40 e inicio da década de 50, Coltrane tocaria em bandas lideradas por Charlie Parker, Jimmy Heath, Dizzy Gillespie entre outros.

Em 1955. enquanto se encontrava em Philadelphia a estudar teoria musical com Dennis Sandole e a trabalhar como musico freelancer Coltrane receberia um telefonema de Miles Davis.
A partir desse momento formar-se-ia o primeiro grande quinteto de Davis que duraria cerca de 2 anos, acabando em 1957. Destacam-se as gravações efectuadas sob o selo da editora Prestige intituladas como "Cookin", "Relaxin", "Workin" e "Steamin".

Após ter deixado a banda de Miles Davis, muito devido ao seu consumo de heroína e álcool, Coltrane tocaria com Thelonious Monk até ao fim desse ano de 1957. Durante este período gravaria o seu primeiro álbum como líder, intitulado Blue Train (pela editora Blue Note), integrando músicos como Lee Morgan (trompete), Paul Chambers (contra-baixo), Kenny Drew (piano), Philly Joe Jones (bateria) e Curtis Fuller (trombone). Considerado por vários críticos o seu melhor álbum deste período, mostraria pela primeira vez as Coltrane Changes. Desenvolvida por Coltrane, esta técnica consistia em efectuar variações sobre progressões harmónicas de jazz comuns, através da substituição dos acordes existentes.

Em 1958 e após ter conseguido deixar as drogas, Coltrane juntar-se-ia novamente a Miles Davis permanecendo no seu grupo por mais dois anos e gravando os álbuns Milestones e Kind of Blue. A forma de tocar de Coltrane atingiria neste período o seu amadurecimento, desenvolvendo o agora denominado "sheets of sound, caracterizado por solos comprimidos, impulsivos em que tocava um grande numero de notas por minuto, como se uma cascata de som se produzisse.

A partir da década de 60 Coltrane criaria o seu próprio quarteto, integrando McCoy Tyner (piano), Steve Davis (contra-baixo) e Elvin Jones (bateria). O primeiro álbum, Giant Steps, marca a estreia de Coltrane no saxofone soprano (que tinha começado a tocar ainda nos tempos com Miles Davis).
Em 1961 Steve Davis sairia, sendo substituído por Reggie Workman. Ao mesmo tempo, Coltrane adicionaria mais um musico ao seu quarteto: Eric Dolphy.

Não seria apenas o grupo a sofrer modificações a partir desta data, também a musica tocada por Coltrane iria se transformar, tornando-se mais experimentalista, apanhando influencias dos movimentos avant-garde e Free Jazz que se começavam a formar na época. Uma das maiores influencias para Coltrane seria a musica dos Sun Ra's Arkestra (especialmente o seu saxofonista John Gilmore).
Em 1964 (ja sem Dolphy que falecera e sem Workman) Coltrane produziria o álbum Love Supreme, considerada uma das suas maiores obras. Sendo o culminar de muito do trabalho de Coltrane até à época o álbum era uma suite de quatro partes, que pretendia celebrar o seu amor e fé em Deus. A fé e a procura de uma profundidade espiritual através da musica marcaria muita da obra de Coltrane, levando-o a abarcar um grande conjunto de religiões e conceitos espirituais.

A partir de 1965 Coltrane acrescentaria vários músicos da cena FreeJazz ao seu quarteto, tais como pharoah Sanders (saxofone) e Rashied Ali (bateria). A incorporação de novos elementos, assim como o rumo musical de Coltrane fez com que o grupo se separasse, saindo primeiro Tyner e por fim Elvin Jones.

A partir deste período Coltrane formaria um segundo quinteto ainda mais focado para a cena avant-garde e com uma sonoridade bastante mais difícil para o grande publico. Pensa-se que Coltrane teria começado a consumir novamente drogas (LSD) numa tentativa de alcançar uma maior "transcendência". O novo quinteto seria formado por Coltrane, Alice Coltrane (sua esposa e pianista), Jimmy Garrison (contra-baixo) e ainda pharoah Sanders e Rashied Ali.

Em 1967 Coltrane seria internado no hospital Huntington (Long Island-Nova Yorque), onde morreria segundo fontes oficiais devido a um cancro de fígado , sendo que alguns biógrafos sugiram que a morte se deveu a uma hepatite, contraída ainda durante a época em que consumia heroína.








Nenhum comentário:

Postar um comentário