Lionel Hampton (1908-2002)

Lionel Leo Hampton foi um famoso vibrafonista, pianista, baterista, compositor e bandleader de Jazz. Nascido a 20 de Abril de 1908 em Louisville (Kentucky, USA) Hamilton mudar-se-ia para Chicago (Illinois) em 1916.

No inicio dos anos 20 Hampton compraria um xilofone, e começaria a ter aulas de bateria com o musico Jimmy Bertrand. Durante esta altura, e sendo católico, tocaria na Holy Rosary Academy, perto de Kenosha (Wiscousin).

Durante a sua adolescência Hampton começaria por tocar bateria nos Chicago Defender Newsboy's Band. Em 1927/28 Hampton mudou-se para a Califórnia, tocando bateria nos Dixieland Blues-Blowers, e posteriormente tocaria com Paul Howard e com Les Hite no Cotton Club (N.Y). Em 1930 Louis Armstrong contratou a banda de Les Hite e pediu a Hampton que tocasse vibrafone em duas das suas musicas. Assim começaria a carreira de Hampton como vibrafonista.

Durante o inicio da década de 30 Hampton estudaria musica na University of Southern California (Los Angeles, USA) e formaria a sua própria banda em 1934.

Em 1936 Benny Goodman (clarinetista e bandleader) actuou em Los Angeles e durante a sua estadia, John Hammond (Produtor e critico musical) pediu a Goodman que visse Hampton a actuar. Goodman ficou bastante impressionado com Hampton, e pediu imediatamente a este que fizesse parte do seu trio, em que participavam Gene Krupa (bateria) e Teddy Wilson (piano).
A formação do quarteto foi um marco importante quer na historia do Jazz, quer na historia da sociedade americana pois foi a primeira banda não segregada racialmente da historia daquele pais (tanto Teddy Wilson como Lionel Hampton eram afro-americanos).

Em 1940 formaria a sua própria Big Band, tendo sido esta muito popular durante a década de 40 e inicio da década de 50. Em 1942, Hampton comporia "Flying Home", tendo o tema aberto caminho para a criação do R&B (Rhythm and Blues).

Durante a segunda metade da década de 40 e inicio da década de 50 a banda de Hampton continuaria a tocar Jazz com sonoridades de R&B e integraria diversos nomes conhecidos do Jazz na sua banda: Charles Mingus (contra-baixo), Wes Montgomery (guitarra), Johnny Griffin (saxofone), Dizzy Gillespie entre outros... .
Hampton tocaria nessa altura também com outras formações de grandes nomes do Jazz como Art Tatum (piano), Oscar Peterson (piano) e Louis Armstrong. Em 1968 receberia do Papa Paulo VI uma medalha papal.
Em 1953 (devido ao interesse que tinha pelo Judaísmo) Hampton comporia uma peça musical em honra ao povo de Israel, designada de King David Suite.

A partir da década de 60 o sucesso mediático da banda de Hampton entrou em declínio. No entanto continuou a actuar, assim como durante a década de 70.

Durante a sua vida Lionel Hampton receberia inúmeras condecorações e prémios, inclusive a renomeação do Festival de Jazz da Universidade de Idaho para Lionel Hampton Jazz Festival e ainda a renomeação da Faculdade de Musica da Universidade de Idaho (UI's School of Music) para Hampton School of Music.

Lionel Hampton morreria a 31 de Agosto de 2002.







Nenhum comentário:

Postar um comentário