História do Jazz - Dixieland

Em 1910, em Nova Orleães, a prática do jazz não era privilégio dos negros. O jazz "branco" apesar de menos expressivo que o dos negros, tecnicamente era mais bem acabado. As melodias eram menos rebuscadas, as harmonias mais limpas e a sonoridade menos original. Ouvia-se menos aqueles sons estridentes, o vibrato constante ou glissandi. Quando esses elementos apareciam na execução, eram usados como artifício interpretativo.

Papa Jack Laine foi o primeiro branco a obter sucesso com suas orquestras e foram elas que conferiram ao jazz, no início, maior notoriedade. “A Original Dixieland Jazz Band”(ODJB) e a “New Orleans Rhythm Kings”, com pouco solo e muita improvisação coletiva, tornaram famosas uma série de músicas, como “Tiger Rag”(1917) e “At the Jazz Band Ball”(1919).

Em 1917, a ODJB grava o primeiro disco de jazz e alcança enorme sucesso em Nova Iorque e acaba difundindo a palavra jazz como a expressão de uma forma musical, que se iniciou no sul dos Estados Unidos.


O Dixieland, é por vezes referido como "Hot jazz", "Early Jazz" ou "New Orleans jazz". Desta Era do jazz, podem-se destacar alguns standards como "Basin Street Blues" e "When the Saints Go Marching In", conhecidos até por não-entusiastas do Jazz.




fontes: clubjazz.com.br, wikipedia.org

Até jazz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário