Kurt Rosenwinkel (1970-)

Kurt Rosenwinkel é um guitarrista de Jazz Americano. Nascido a 28 de Outubro de 1970 em Filadélfia (Pensilvania, USA), tornar-se-ia famoso durante a década de 90.


Tendo tido aulas na Berklee School of Music durante dois anos e meio Rosenwinkel iria posteriormente ser convidado para tocar com Gary Burton em  tourneé.

Após a sua aventura, com Gary Burton, Rosenwinkel voltaria a Nova Iorque (Brooklyn) para continuar o seu desenvolvimento musical, tocando com grupos como os Human Feel, Paul Motian's electric Bebop Band, Joe Henderson e ainda a Brian Blade Fellowship.

Em 1995 ganharia o prémio de melhor compositor pela National Endowment for the Arts e assinaria contrato com a Verve Records, lançando "Enemies of Energy" (2000).
Rosenwinkel tocou ainda com nomes consagrados do Jazz actual como Brad Mehldau ou Mark Turner.

Actualmente Rosenwinkel reside em Berlim (Alemanha), onde da aulas de Guitarra Jazz na Hochschule für Musik Hanns Eisler (Academia de Musica Hanns Eisler).

O som de Rosenwinkel caracteriza-se pelo seu improviso, com influências bastante distintas (desde Coltrane, Bud Powell e Duke Ellington passando por Allan Holdsworth e Notorious B.I.G) e pelo uso de um microfone que mistura a sua voz com o som da sua guitarra.
Como álbuns de destaque salienta-se "The Next Step" (2001) ou ainda o álbum duplo ao vivo "The Remedy: Live at the Village Vanguard" (2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário