Omar Sosa (1965-)

Omar Sosa Palacios nasceu a 10 de Abril de 1965, em Camaguey (Cuba). Começou a sua formação musical através do estudo da percussão (incidindo especialmente na marimba), com oito anos, no conservatório de musica de Camaguey.

Na adolescência iria mudar de escola, indo estudar para a Escuela Nacional de Musica em Havana, e terminando a sua formação em 1983 no Instituto de Superior de Arte, também nesta cidade.
Seria em Havana que Sosa trocaria de instrumento, aprendendo a tocar piano e onde entraria pela primeira vez em contacto com o Jazz, escutando o programa de radio do pai de Horácio "El Negro" Hernandez (baterista/percussionista).

Um dos músicos de Jazz que mais marcariam Sosa seria Thelonious Monk. A liberdade na improvisação e expressividade deste musico influenciariam grandemente a forma como Sosa abordaria a sua propria musica.

Após a conclusão da sua formação Omar Sosa tocaria com Vicente Feliu e com Xiomara Laugart. Em 1993 mudar-se-ia para Quito (Equador), onde formaria uma banda de Jazz-Fusão: Entrenoz.

Em 1995 mudar-se-ia para San Francisco (USA), onde incorporaria os ritmos do Latin-Jazz produzidos naquela zona na sua musica. Seria durante a sua estadia nos Estados Unidos que Omar começaria a produzir diversos álbuns para a Editora Ota Records: Omar Omar (1995), Free Roots (1997), Spirit of The Roots (1998) e Bembon (2000). Estes três últimos álbuns mostrariam o inicio da ligação que Sosa estabeleceria entre os mundos do Jazz e da World Music, incorporando sonoridades africanas e sul americanas na sua musica.
Em 1999 mudar-se-ia para Barcelona (Espanha).

Os álbuns Priestos (2001) e Sentir (2002) revelam ainda mais esta nova abordagem artística mais fusão, indo Sosa utilizar vocais africanos (Gwana) assim como instrumentos tradicionais de varias regiões do mundo. O álbum Sentir ganharia um Grammy latino como melhor álbum de Latin-Jazz, sendo ainda vencedor do prémio afro-caribbean Jazz Album of the Year pela The Jazz Journalists Association in New York.

A musica de Omar Sosa caracteriza-se por uma liberdade criativa bastante notória, incorporando elementos de diversos meios musicais e englobando projectos que vão desde o Latin-Jazz passando pela World Music, Jazz Big Bands, Avant-gard ou ainda a musica clássica.
A espiritualidade é algo bastante marcante na musica deste artista, assentando no folclore e religiões da África e América do Sul (Santeria).



Nenhum comentário:

Postar um comentário