Thelonious Monk (1917-1982)

Thelonious Sphere Monk foi um pianista e compositor de Jazz, sendo considerado um dos músicos mais importantes de sempre no Jazz.
Monk nasceu a 10 de Outubro de 1917, em Rocky Mount (Carolina do Norte, USA). Aos 4 anos, em 1922, mudar-se-ia para Manhattan (Nova Iorque).

Aos 9 anos Monk começaria a tocar piano (após uma breve passagem pelo trompete). Apesar de ter tido algumas lições com o professor de piano da sua irmã Marian, Monk era nesta fase um auto-didacta, tocando essencialmente de ouvido.

Em 1937 e após ter desistido do liceu, Monk criaria o seu quarteto, tocando em bares da zona de Manhattan. Em 1941 Kenny Clarke contrata-lo-ia como pianista residente da Minton's Playhouse (club lendário de Manhattan).
Durante esta primeira fase da sua carreira Monk era um pianista de "hard-swing", sendo bastante influenciado pela forma de tocar de Art Tatum. Duke Ellington e James P. Johnson são outros pianistas bastante influentes na sonoridade de Monk.

As sessões no Minton's Playhouse foram essenciais para a fundação do estilo Bebop, tendo sido um dos principais locais de reunião de vários nomes fundadores da futura vertente musical, como Dizzy Gillespie, Charlie Parker, Bud Powell, Miles Davis (mais tarde), o próprio Monk entre outros.

Em 1944 Monk gravaria o seu primeiro álbum, com o quarteto de Coleman Hawkins, e em 1947 o seu primeiro álbum como líder (pela editora Blue Note) intitulado posteriormente de Genius of Modern Music, Vol.1.

Em 1951 Monk foi surpreendido pela policia de Nova Iorque, quando se encontrava no carro do seu amigo Bud Powell. O facto de Thelonious Monk ter-se recusado a testemunhar contra Powell em tribunal, devido à posse de drogas por parte deste, fez com que lhe tirassem a licença de musico (New York Cabaret Card). Este acontecimento foi um grande revés na carreira de Monk, pois impediu-o de tocar na maioria dos bares e clubs da cidade.

A partir de 1952 e até 1954 Monk assinou pela Prestige Records, tocando com músicos como Sonny Rollins, Art Blakey e Miles Davis, colaborando com este ultimo na criação de varias musicas que levariam à produção de dois álbuns: Bag's Groove e Miles Davis and the Modern Jazz Giants.
A relação entre Miles e Monk consta ter sido tensa, sendo que Davis sentia-se pouco a vontade com os acompanhamentos pouco ortodoxos de Monk, o que levaria, segundo rumores, a diversas picardias e discussões entre os dois músicos.

Apesar de Monk ser um musico muito influente e respeitado pela critica a verdade é que comercialmente era pouco reconhecido , vendendo poucos álbuns. Tal facto talvez se devesse, em parte pelo menos, à sua abordagem pois, enquanto que a maioria dos pianistas de Bebop da época tocavam os acordes espaçados com a mão esquerda e com a mão direita efectuavam movimentos rápidos, Monk produzia o ritmo e a harmonia das musicas quer com a mão direita quer com a esquerda, utilizando bastantes "espaços" e "silêncios" nas suas composições.

Em 1954 Monk assinou um contrato com a editora Riverside. Devido às fracas vendas dos seus álbuns anteriores a editora pediu a Monk que gravasse um álbum em que interpretasse standards de Jazz. O resultado seria o álbum Thelonious Monk plays the music of Duke Ellington, onde interpretaria diversos temas do compositor e onde contaria com a colaboração de Oscar Pettiford (contra-baixo).
Posteriormente Monk gravaria o famoso álbum Brilliant Corners, onde tocaria com Sonny Rollins. Destaca-se a musica que dá nome ao álbum (sendo uma das composições mais complexas do musico).

Em 1963, e após assinar pela Columbia Records Monk gravaria um dos seus álbuns mais aclamados e com maior sucesso comercial: Monk's Dream. O álbum contava ainda com Charlie Rouse (saxofone tenor), John Ore (contra-baixo) e Frankie Dunlop (bateria). Em 1964 Ore e Dunlop sairiam do grupo, sendo substituídos respectivamente por Larry Gales e Ben Riley.
Destacam-se ainda os álbuns Criss Cross (1963) e Underground (1968) desta fase da carreira do musico.

Durante a década de 70 Monk saiu progressivamente da cena do Jazz, aparecendo apenas ocasionalmente. A deterioração da sua saúde contribui consideravelmente para este desaparecimento, tendo o musico graves problemas mentais, apesar de não haver consenso acerca da doença da qual padecia (esquizofrenia, depressão ou lesão cerebral devido a administração de medicamentos com Lítio são algumas das hipóteses).
Os últimos anos da vida de Monk seriam passados na residência da sua amiga e patrocinadora Nica de Koenigswarter.
Thelonious Monk viria a falecer a 17 de Fevereiro de 1981 vitima de Acidente Vascular Cerebral (AVC).



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