Jack Dejohnette (1942-)

Jack Dejohnette é um baterista, pianista e compositor de jazz americano.
Dejohnette nasceu em Chicago (Illinois-USA) a 9 de Agosto de 1942 e desde cedo entrou em contacto com o mundo da musica. Aos 4 anos aprendeu a tocar piano clássico, até aos 14 anos altura em que começou a tocar bateria na banda do seu liceu. Na mesma altura iria continuar o seu estudo de piano, através de aulas privadas no conservatório de musica de Chicago.

No inicio da sua carreira Dejohnette teve vários projectos e tocou em varias bandas da cidade, sendo requisitado quer como baterista, quer como pianista. Durante esta fase da sua carreira tocava R&B, Hard-bop e avant-garde, participando ainda em projectos mais experimentalistas com a AACM (Association for the Advancement of Creative Musicians).

O reconhecimento internacional viria com a sua participação no quarteto de Charles Lloyd (como baterista), onde tocava também o pianista Keith Jarrett.
Em 1968 tocaria com Bill Evans no aclamado "Bill Evans at the Montreux Jazz Festival", e de 1969 até 1972 tocaria com Miles Davis gravando com este o revolucionário "Bitches Brew" (onde Miles começava a dar os primeiros passos na Fusão).

A colaboração com Miles Davis abriria as portas a Dejohnette para tocar com outros futuros grandes nomes do Jazz como John MacLaughlin, Chick Corea e ainda Dave Holland. Seria também nesta altura (1968) que Dejohnette gravaria o seu primeiro álbum como líder, pela editora Milestone, intitulado "The Dejohnette Complex", onde Dejohnette toca melódica (instrumento de sopro com teclas) e o seu mentor Roy Haynes bateria.

Na década de 70 Dejohnette iria se virar para a Fusão, formando diversos grupos do género, entre os quais se destacam nomes como os Compost (grupo de Jazz-Rock onde também tocavam Bob Moses na bateria e Harold Vick no saxofone e flauta), Directions (que contava com o guitarrista John Abercrombie, Alex Foster, Warren Bernhardt e Mike Richmond), New directions também com Abercrombie e ainda os Special Edition (com David Murray, Chico Freeman, Arthur Blythe, Peter Warren e outros).

A partir da década de 80 até a actualidade Dejohnette iria participar regularmente nos trios de Keith Jarrett, juntamente com o baixista Gary Peacock.

Apesar de bastante influenciado por grandes baterista do Jazz como Art Blakey, Roy Haynes, Elvin Jones e outros, Dejohnette incorpora elementos de outros estilos musicais na suas composições, indo buscar aspectos que vão do Free Jazz ate ao R&B, mantendo sempre um excepcional sentido temporal e de improvisação.

Dejohnette iria receber, em 1991, o titulo de Doutor Honorário em Musica pela Berklee College of Music e em 2009, um Grammy de melhor álbum de New Age com o seu trabalho "Peace Time".








Nenhum comentário:

Postar um comentário