Kenny Dorham (1924-1972)

Mckinley Howard (Kenny) Dorham foi um trompetista, cantor e compositor de Jazz Norte Americano.

Dorham nasceu a 30 de Agosto de 1924 em Fairfield (Texas, USA), num rancho chamado Poast Oak.
Enquanto frequentava o liceu em Austin (Anderson High School) Dorham começou a aprender sozinho a tocar trompete e piano, frequentado também a equipa de boxe. Posteriormente iria para o Willey College onde estudaria Química e Física. Durante este período começaria a escrever musicas e arranjos, trabalhando com Wild Bill Davis, Harold Land e Roy Porter.

Em 1943, após ter ido um ano para o exercito (onde pertenceria à equipa de boxe), iria se juntar à Orquestra de Russell Jacquet em Houston e em 1944 tocaria na banda de Frank Humphries.
Após passagens na 1ª Big Band de Dizzy Gillespie e na Orquestra de Billy Eckstine , gravaria em 1946 com os Be Bop Boys (aos quais pertencia Fats Navarro) tocando ainda com Lionel Hampton e Mercer Ellington.

Dorham nesta época tornou-se um importante compositor, fazendo diversos arranjos musicais para temas tocados por diversas big bands e grupos da época. Entre as musicas arranjadas por Dorham contam-se "Okay for Baby" para Benny Carter e Lucky Millinder e "Malibu" para Cootie Williams.

Em 1948 tendo como objectivo aprofundar os seus conhecimentos musicais iria para a Gotham School of Music, estudando composição e arranjos. Na véspera de Natal desse ano tocaria pela primeira vez com o quinteto de Charlie Parker, onde ficaria um ano (tendo sido recomendado por Miles Davis aquando da sua saída do grupo).

Após uma pausa de 2 anos na California, Dorham iria para Nova Iorque trabalhando como Free-lancer. Durante este período tocaria com nomes como Thelonious Monk, Bud Powell, Sonny Stitt e Mary Lou Williams. Em 1953 gravaria o seu primeiro álbum como band-leader para a editora Debut.

Em 1954 Dorham substituiria Clifford Brown na banda de Art Blakey: The Jazz Messengers, formando passado pouco tempo os Jazz Prophets, onde também se encontravam Bobby Timmons (piano), Sam Jones (baixo), J.R Monterose (saxofone tenor) e como convidado ocasional Kenny Burrell (guitarra). O grupo gravaria diversos álbuns com a editora Blue Note, destacando-se o álbum ao vivo "Round About Midnight at the Cafe Bohemia" de 1956.

Em 1956, com a morte de Clifford Brown, Dorham substitui este na banda de Max Roach com quem tocaria durante os dois anos seguintes.
Após o desmantelamento da banda por parte de Roach, Dorham gravou diversos álbuns em seu nome para diversas editoras. Destaca-se o álbum "Quiet Kenny" de 1959.

Em 1961 Dorham voltaria a gravar com a Blue Note e os Jazz Prophets, tendo a banda como novos membros Joe Henderson (saxofone tenor), Herbie Hancock (piano) e Tony Williams (bateria).
Henderson e Dorham tornar-se-iam grandes amigos, tocando o trompetista em diversos álbuns do jovem saxofonista, tais como "Page One", "Our Thing" e "In' n' Out". Durante este período Dorham comporia o standard de Jazz "Blue Bossa" (pertencente ao álbum Page One).

A partir da segunda metade da década de 60, Dorham teve de abandonar a carreira profissional como musico, devido principalmente a problemas monetários (Dorham trabalharia nos Correios) continuando no entanto, a estudar musica no NYU School of Music.

A partir dos anos 70 começaria a sofrer de insuficiência renal, vindo a falecer da doença a 5 de Dezembro de 1972.




Nenhum comentário:

Postar um comentário