
A história do Jazz jamais seria a mesma se “Lady Ella” não integrasse o tão vasto número de músicos que dela fazem parte. Nascida a 25 de Abril de 1917 em Virgínia, Ella Jane Fitzgerald é considerada uma das grandes cantoras de scat da história do jazz.
Ella teve uma infância difícil. Os seus pais nunca se casaram, e o seu pai afastou-se pouco tempo depois. Com 14 anos a mãe vem a falecer, pelo que decidiu largar os estudos sendo, meses mais tarde, levada para um reformatório por vadiagem. Não fica lá por muito tempo, fugindo, e passa a viver nas ruas de Nova Iorque, cantando e dançando em troca de gorjetas.
Em Novembro de 1934 decidiu participar do show de calouros no Apollo Theatre, no Harlem, e apesar de maltrapilha e nervosa, recebeu o primeiro prémio.
Ella é contratada pelo baterista e líder de banda Chick Webb, torando-se a parte mais importante da orquestra de Webb com interpretação de "A-Tisket, A-Tasket" entre outros sucessos. Em 1941 começa uma carreira de solo, ao mesmo tempo em que se tornava uma das vocalistas mais populares dos anos quarenta graças a uma série de standards lançados pela gravadora Decca.
Aos 19 anos já era considerada a primeira dama do jazz recebendo críticas extremamente elogiosas das maiores revistas de jazz dos EUA, o que a leva a ser contratada pelo produtor e dono de gravadoras (Verve/Pablo) Norman Granz, integrando o grupo Jazz At The Philharmonic gerenciado por ele. Em 1956, começa a produzir uma serie de songbooks que tornaram ainda mais clássicos compositores como os irmãos Gershwin, Irving Berlin, Duke Ellington, Cole Porter e Tom Jobim, entre outros.
Ella tinha uma voz doce com entonação de menina, extremo domínio da técnica vocal, swing e scat maravilhosos e a capacidade de percorrer as escalas ascendentes e descendentes com incomparável mestria. Some-se a isso o facto de que, apesar de sua infância difícil, cantava com contagiante alegria.
Ella gravou três discos clássicos ao lado de Louis Armstrong e os seus discos em dueto com Joe Pass são considerados uma referência do jazz.
Na década de 80 Fitzgerald sofria já de problemas de saúde e com o declínio vocal ela deixou de gravar em 1989, vindo a falecer em 14 de junho de 1996.
Com mais de 57 anos de gravações, ganhou o décimo terceiro Grammy Award, a Medalha Nacional da Arte do presidente Ronald Reagan e a Medalha presidencial da Liberdade, do presidente George W. Bush Pai
(In www.ellafitzgerald.com; www.lastfm.pt/music/Ella+Fitzgerald/+wiki).
Aqui fica um dos seus sucessos, onde o estilo scat está bem patente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário