Miles Davis (1926-1991)

Miles Dewey Davis III nasceu a 26 de maio de 1926 em Alton (Illinois-USA), tendo-se mudado para East St.Louis em 1927.
Davis desde cedo contactou com a musica, sendo a sua mãe uma pianista bastante capaz. Contrariando os desejos desta, que gostaria que o seu filho aprendesse piano, Miles recebe um trompete aos 13 anos, iniciando assim o seu ensino musical.
Davis tocou profissionalmente desde bastante cedo, integrando inicialmente a banda de Billy Eckstine e tocando posteriormente com Charlie Parker durante cerca de 3 anos.
Iniciando-se no bebop com Charlie Parker, Davis rapidamente mostrou o seu génio criativo criando, em meados da década de 40, aquilo que é actualmente designado de cool Jazz. Ao contrario do bebop, este estilo caracterizava-se por uma sonoridade mais lenta e descontraída.
Davis iria também, durante a década de 50, iniciar (juntamente com outros músicos) o hardbop. Apesar de mais lento que o bebop, tal como o cool Jazz, o hardbop caracterizava-se por um ritmo mais marcante e mais "groovy".
Durante a década de 50 Davis fundou aquilo que é designado de 1º grande quinteto/sexteto, integrando nomes como John Coltrane (sax tenor), Red Garland (piano), Paul Chambers (contra baixo) e Philly Joe Jones (bateria). Posteriormente também Julian "Cannonball" Adderley (sax alto) integraria a formação.
O grupo durou apenas algum tempo, devido principalmente ao consumo de drogas por parte de vários dos seus membros e desavenças no seio deste. Álbuns marcantes como 'Round About Midnight e Milestones foram gravados nesta fase.
Após a gravação de Milestones, Red Garland e Philly Joe Jones foram substituídos por Bill Evans e Jimmy Cobb, gravando-se um dos álbuns mais reconhecidos na historia do Jazz- Kind of blue.
Nos finais da decada de 60 Davis formou o 2º grande quinteto, juntamente com Wayne Shorter (sax), Ron Carter (contra baixo), Herbie Hancock (piano) e Tony Williams (bateria), sendo esta a sua ultima formação acústica. Destacam-se os álbuns E.S.P e Nefertiti.
A década de 70 caracterizou-se por um Davis virado para as sonoridades electrónicas, dando-se assim os primeiros passos na musica fusão. Álbuns como In a Silent Way e Bitches Brew mostram essa nova tendência de Davis.
Lutando constantemente contra o seu vicio das drogas, especialmente cocaína, Davis ausentou-se dos palcos no final da década de 70, reaparecendo durante os anos 80 com um registo mais funk juntamente com Marcus Miller e George Duke.
Miles Davis morreu a 28 de Setembro de 1991 devido a um ataque cardíaco, pneumonia e falência respiratória.






Nenhum comentário:

Postar um comentário