Billie Holiday (1915-1959)


Billie Holiday (Elinore Harris) foi uma cantora e escritora, de Jazz, Norte-Americana, nascida em Filadélfia (Pensilvânia, USA) em 1915.
O seu nome artístico provém em parte de Billie Dove (uma actriz da qual era fã) e do seu provável pai Clarence Holiday. 


Holiday teve uma infância bastante dura, tendo sido criada na ausência do pai e por uma mãe bastante ausente (Sarah Julia "Sadie" Harris ).
A infância turbulenta de Holiday faria com que passasse por vários institutos de correcção para jovens delinquentes e aos 14 anos iria trabalhar para um bordel (onde também se encontrava a sua mãe).

Em 1929 Holiday iria começar a cantar com um saxofonista tenor seu vizinho, chamado Keneth Hollan. O duo duraria cerca de 2 anos, actuando em diversos clubes como o "Grey Dawn", "Pod's and Jerry's" ou o Brooklyn Elk's Club.
Em 1932 Holiday substituiria Monette Moore no clube "Covan's". Nessa mesma noite encontrava-se no clube John Hammond (que admirava bastante a voz de Moore).
Hammond ao ouvir Holiday cantar iria, em 1933, arranjar uma gravação de dois temas ("Your Mother's Son-In-Law" e "Riffin' the Scotch") desta com Benny Goodman. Em 1935 Holiday iria gravar diversos temas com o pianista Teddy Wilson.

A partir desta altura Holiday estabelecer-se-ia como uma das principais vozes da era dourada do Jazz-Swing, tendo inclusive sido a primeira mulher de cor a actuar com uma banda de músicos brancos (com Artie Shaw em 1938).
Seria ainda nesta altura que se estabeleceria a relação de profunda amizade entre Billie Holiday e Lester Young (saxofone tenor). Além da intensa amizade que os dois nutriam um pelo outro (Holiday tratava Young por "Prez" e este por sua vez chamava-a de "Lady Day") musicalmente havia uma grande intimidade entre o som dos dois músicos, como se fossem duas facetas da mesma voz.
No final da década de 30 Holiday gravaria "Strange Fruit", um dos temas mais marcantes da sua carreira. O tema era baseado num poema de Abel Meroopol e falava acerca do linchamento de afro-americanos em diversos estados norte-americanos.

Devido à natureza do tema a Columbia Records não aceitaria gravar este, no entanto Milt Gabler da Commodore Records aceitaria a proposta e Holiday pôde assim espalhar a sua mensagem por todos os Estados Unidos.
Em 1944 Holiday, agora com 29 anos, assinaria pela Decca Records (onde se encontrava Milt Gabler). A ligação à editora duraria ate ao inicio da década de 50, sendo preenchida por diversos êxitos da cantora.
Holiday começaria a consumir drogas duras durante o inicio da década de 40 (especialmente heroína). Tal facto teve efeitos devastadores na sua saúde e também na sua voz, fazendo inclusive com que fosse presa e perdesse a sua carteira de musico profissional, não podendo actuar em Nova Iorque a partir de 1947.
A partir da década de 50 Holiday (agora na Virgin Records) apresentava uma voz débil e sem a vibração de outras épocas. No entanto, a cantora conseguiu de certa forma adaptar-se às suas debilidades apresentando uma forma de cantar mais emotiva e intímista.
A 31 de Maio de 1959 os vários excessos que Holiday cometera durante a sua vida levariam a melhor sobre esta e a cantora iria ser internada com problemas de fígado e coração no Metropolitan Hospital (NY). A cantora viria a falecer de cirrose do fígado a 17 de Julho desse mesmo ano, estando sob custodia policial durante todo o seu internamento (por posse de substancias ilícitas).


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