
Aos 11 anos Rich era já um baterista profissional iniciando a sua carreira na big band de Bunny Berigan, seguindo-se a de Harry James, Artie Shaw e Tommy Dorsey. Ao longo dos anos e estando o swing no seu auge, Rich tocaria em varias big bands, sendo considerado um dos maiores bateristas de sempre já nessa altura. Em 1966 iria formar a sua propria big band, tendo um grande sucesso com esta, contrariando assim o declinio que este tipo de formação musical evidenciava desde meados dos anos 40. Entre as suas performances mais famosas destacam-se The West Side Story Medley e Channel One Suite
Além de band leader, Rich tocou com grandes nomes do Jazz tal como Ella Fitzgerald e Louis Armstrong (juntamente com Oscar Peterson, Ray Brown e Herb Ellis).
Apesar de ser visto como um dos maiores músicos de sempre pela critica e fãs, sendo mestre virtualmente em todas os estilos e formas de tocar bateria dentro do Jazz, Rich era famoso pelo seu mau feitio e pela forma ditatorial como tratava os músicos que trabalhavam com ele. Por outro lado possuía um humor acutilante, sendo convidado regular de vários programas e talk-shows da época.
Rich possuía problemas cardiacos, resistindo nos ultimos tempos da sua vida a vários ataques de coração. No entanto, a 2 de Abril de 1987 a sua vontade de viver foi ultrapassada e Buddy Rich iria morrer de falha cardiaca após uma cirurgia para remoção de um tumor maligno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário